Rindo, em nome da lei


Resenha do filme Chumbo Grosso (Hot Fuzz, 2007) 
Filmes policiais recheados de ação e explosões não são nenhuma novidade para nós, pois o mercado cinematográfico lança dezenas de títulos do gênero em uma base anual.

Pensando nisso, o diretor inglês Edgar Wright repetiu a parceria com os atores Simon Pegg e Nick Frost para uma paródia/homenagem bem humorada a esses filmes. O trio foi bem sucedido com a paródia de filmes de zumbi “Todo Mundo Quase Morto”, em 2004.

Na história, Pegg interpreta Nicholas Angel, um oficial de polícia que está muito acima da média, o crème de la crème da força policial de Londres. Cansados de sua constante superioridade, seus superiores o enxotam para uma pacata cidade do interior da Inglaterra onde, aparentemente, nada acontece. Com dificuldades para se acostumar ao modo de vida calmo, o oficial encontra motivação quando uma onda de mortes aparentemente acidentais assola a cidade. Junto de Danny Butterman (Nick Frost) e com a desaprovação dos seus superiores, Angel resolve investigar e descobre um terrível segredo sobre a cidade.

O personagem de Pegg é uma perfeita caricatura dos “brucutus” que comandam filmes do estilo, sempre determinados e sem medo de nada. O modo como seu personagem se torna mais humano (e engraçado) se dá de uma forma natural, e a química entre Pegg e Frost se mostra mais infalível do que nunca. O diretor posiciona com perícia o tom de ironia e de humor negro ao longo do filme, com uma violência quase “tarantinística”, do tipo que te faz rir histericamente de cabeças decepadas. As homenagens aos filmes de ação estão em todo lugar, seja indireta ou diretamente, com uma cena homenageando “Caçadores de Emoção”, filme estrelado por Patrick Swayze e Keanu Reeves na década de 90.

Outro ponto a ser destacado é a participação de grandes estrelas ao longo do filme, como Cate Blanchett, Martin Freeman e até o diretor Peter Jackson (da trilogia “O Senhor dos Anéis”), fazendo participações discretíssimas na trama. Por exemplo, nada se vê além dos olhos de Blanchett nos 60 a 90 segundos da sua participação no filme. É tão inusitado que se torna interessante. 

Mas é claro que o mérito do filme não fica apenas nas participações especiais e no humor peculiar dos britânicos que cai como uma luva para esse filme. O longa mostra mais uma vez que Edgar Wright é um diretor inteligente e que gosta de cinema, que sabe como se divertir fazendo um filme, homenageando, satirizando e desconstruindo elementos consagrados que se repetem nas telonas desde a década de 70. O estilo rápido de direção de Wright dá uma autenticidade para seus títulos, e casa perfeitamente com “Chumbo Grosso”, devido justamente à sua temática. 

Ainda em 2013, Wright nos presenteará com o último capítulo da “Trilogia do Cornetto” (apelido carinhoso para a série de paródias): “The World’s End”, satirizando filmes de catástrofe e mais uma vez protagonizado por Simon Pegg e Nick Frost. 

AVALIAÇÃO

Internet Movie Database (IMDb): 7,7/10
Rotten Tomatoes: 88%
Filmow: 4/5



Por Rafael Natan Arcoverde Silva

Nenhum comentário: