Não esquecer de assistir


Resenha do filme Memento (2000)
Memento (2000) é um filme dirigido por Christopher Nolan, indicado ao Oscar, conhecido por seu roteiro singular. O filme retrata a história de Leonard, vivido por Guy Pearce, que possui uma condição que o impede de gravar novas memórias. 

Contudo, ele se lembra de toda sua vida, até o episódio que o deixou com esta limitação. O incrível diferencial deste filme é a maneira como o roteiro é apresentado.

A história se passa ao contrário: o início do filme é, na realidade, seu  fim. E dessa forma os acontecimentos anteriores que culminaram na primeira cena são revelados. Paralelamente a isso, flashbacks em preto e branco, com a história linear, são inseridos durante o filme.

O resultado, além de ser surpreendente, deixa o espectador se questionando a todo momento. Essa sensação de atordoamento é uma representação próxima da condição do protagonista, que de tempos em tempos, tenta desvendar fatos que se assemelham a um quebra-cabeça.

A riqueza de detalhes e a perícia na direção e roteiro são as ferramentas que Nolan usa para transformar a trama intrincada de “Memento” em uma pérola de sua filmografia.



Por Ariadne Grabowski

Nenhum comentário: