Produções argentinas em foco


Uma crítica silenciosa e contundente, esta parece ser a proposta do artista e ilustrador argentino Santiago ‘Bou’ Grasso.  O artista possui uma produtora independente na Argentina, a Opusbou, que trabalha com animação 2D e stop motion. Dentre as produções já concluídas estão: “El pájaro y el hombre” (2005), “Hola?” (2007) e “El empleo” (2008).

Esta última produção, ganhadora de festivais em diferentes cantos do globo, é uma crítica feroz à sociedade capitalista. Na animação, os objetos cotidianos são substituídos por pessoas, assim Grasso constrói uma sociedade “imaginária” na qual as relações só fazem sentido a partir do uso. Nesta sociedade, o ser humano está para ser usado e cada um tem uma posição de servidão a ocupar. Alguma semelhança com a vida real?
 
A animação é duplamente silenciosa: pela ausência de diálogos e interações, e pela angústia e solidão que revela. “El empleo” é profundamente reflexivo, tal como “El pájaro y el hombre”, que representa, de forma leve e descontraída, uma luta simbólica entre o desejo de aprisionar e o poder de libertar. Pode-se dizer que as produções de Grasso são complexas justamente pela simplicidade com que tocam sensações e sentimentos pertencentes a todos os homens.

Atualmente, a Opusbou está produzindo duas novas animações – “Padre” e “La cara de la luna”. O jeito é aguardar! Mais informações podem ser encontradas no site www.opusbou.com.ar


Confira “El empleo” e “El pájaro y el hombre”: 




Por Ana Paula Soukef

Nenhum comentário: